O Tooro Nagashi é tradicionalmente realizado no Japão. O Evento acontece ao anoitecer do último dia de Finados. (no Japão são 3 dias). Os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados. No Japão, o mais famoso Tooro Nagashi é o de Nagasaki. Conforme a região, soltam-se os barquinhos durante a festa de Tanabata.

Tooros levando as almas dos antepassados

HISTÓRIA DO TOORO NAGASHI DE REGISTRO

Há cerca de 60 anos, um viajante japonês passou por esta região. Hospedou-se numa pensão de Seta Barras e certa manhã desceu ao rio para lavar o rosto, caiu e se afogou. A família dele no Japão pediu ao Obosan (Sacerdote) de Nichirenshu (uma das doutrinas do budismo) da mesma terra (província de Fukui) que um dia rezasse no Brasil pela alma do filho falecido. Em 1954 o casal Emei e Myoho Ishimoto, recém casados no Japão, veio para São Paulo quando a noiva tinha apenas 18 anos. O Sr. Emei Ishimoto, obosan de Nichirenshu, procurou o Sr. Bunzo Kasuga, único adepto de Nichirenshu de Registro e realizou o primeiro Tooro Nagashi em 1955. Nesta cerimônia religiosa do primeiro Tooro Nagashi de Registro, foram soltos sete tooros em homenagem a sete vitimas que foram: o viajante japonês, e as vítimas das famílias Hajime Yoshimoto, Tomeji Musha e Teizo Akune e outros.

O sacerdote Emei Ishimoto e Bunzo Kasuga conseguiram a doação de um terreno da Prefeitura Municipal de Registro para construir o monumento em homenagem às vítimas de afogamento. O monumento foi erguido na Rua Miguel Aby-Azar, às margens do Rio Ribeira do Iguape, onde é realizada anualmente a cerimônia religiosa de Tooro Nagashi.

Em 1984, faleceu Emei Ishimoto aos 57 anos de idade. Depois, a Sra. Myoho Ishimoto, viúva do Sr. Emei, continuou com a tradição e participa até hoje da cerimônia de Tooro Nagashi. Após o falecimento do Sr. Bunzo Kasuga, seu filho Kesao continuou organizando o Tooro Nagashi, juntamente com o Sr. Hajime Yoshimoto.

Três anos antes de falecer o Sr. Kesao Kasuga procurou a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo), para pedir apoio para dar continuidade à cerimônia do Tooro Nagashi. O Bunkyo, que já angariava recursos junto a seus associados, passou a participar ativamente da organização do evento. Atualmente, o Tooro Nagashi é promovido por Nichirenshu do Brasil, Bunkyo, Registro Base Ball Clube (RBBC) e Prefeitura Municipal de Registro.

No ano passado foram soltos 2.000 tooros no Rio Riveira. Neste ano, serão colocados 2.500 tooros nas águas do rio. A escuridão das águas reflete as luzes coloridas dos barquinhos, levando as almas dos antepassados. No céu, os fogos de artifício iluminam a noite, proporcionando uma paisagem de sonhos que emocionam a multidão.

Atualmente, a cerimônia do Tooro Nagashi é ecumênica e conta com a participação de adeptos de Nichirenshu do Brasil, Registro Honganji, Igreja Católica, Seicho-no-Iê, Igreja Episcopal, Igreja Messiânica, Omotokyo e Sokagakkasi. As orações são dirigidas a todos os antepassados e não apenas às vítimas de afogamento.

Na noite de 2 de Novembro, antes de soltar os Tooros, dois jovens batem taiko (tambores japoneses) em um barco, para purificação das águas do rio. Depois os barquinhos começam a ser colocados um a um, colorindo as águas. O Tooro Nagashi de Registro integra o calendário oficial de eventos turísticos do municipio e do Estado de São Paulo.

Unknown source

 

16 Comments

 

  1. 1 de novembro de 2013  13:30 por rosana tabata Responder

    ano de 2012, por acaso fui passear em registro num dia e descobri a cerimonia. voltei no dia seguinte e foi muita alegria. pois reverenciar os antepassados já faz parte, muito linda a cerimonia e o evento como um todo. só que esse 2013, não consegui contato com ninguém e gostaria de saber qual atividade será feita. obrigada se puderem responder a tempo de oprganizar minha ida novamente.obrigada.

    • 23 de setembro de 2015  19:30 por ricardo amaral Responder

      Boa noite.
      Temos saida da Capital-Sp no dia 02 nov 2015
      ligar 11 30612688
      Ricardo e Maria Thereza

  2. 3 de novembro de 2013  22:35 por Helena Yuri Responder

    Querida Registro! Já participei do Tooro Nagashi em Registro há uns quatro anos: foi maravilhoso! Mas pelas fotos de 2013 parece que melhorou muito mais! Parabéns por manterem uma tradição tão importante e bonita. OBRIGADA!

  3. 12 de setembro de 2014  14:27 por João Fabrício Responder

    Pessoal! Estou realizando uma pesquisa sobre o Tooro Nagashi e necessito de material sobre o assunto. Livros, panfletos, vídeos, etc.

    • 12 de setembro de 2014  21:03 por Cássia Hanaoka Responder

      João Fabrício,
      Fique à vontade em utilizar o material publicado no site.
      Se precisar de mais informações, por gentileza, procure nossa sede.

  4. 28 de outubro de 2014  18:17 por Marisa Schmidt Responder

    Sou frequentadora assídua dessa bela comemoração e queria saber se neste ano haverá o Tooro Nagashi e se será no sábado ou domingo, efetivamente dia 2 de novembro. Grata

  5. 28 de outubro de 2014  23:33 por Maria Responder

    Essa festa é uma das mais bonitas da cidade! Pensando na não poluição do rio gostaria de saber o que é feito dos barquinhos após serem soltos. Eles são coletados?

    • 3 de Março de 2015  0:00 por Cássia Hanaoka Responder

      Após a festa todos os tooros são recolhidos.

  6. 2 de novembro de 2014  0:17 por eromir farias dos santos Responder

    sou morador d rezende rio de janeiro,acabei d ver um pouco do tooro nagashi d registro,a primeira vez minha e to adorando,parabéns associação bunkyo de registro pelo belo evento. amanha estarei na praça as 19 hrs para ver as solturas dos tooro

  7. 23 de setembro de 2015  18:53 por ricardo amaral Responder

    Boa noite!
    Estamos com INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SAIDA DA CAPITAL - SP:
    INCLUI:
    - ÔNIBUS COM AR, ÁGUA, POLTRONA RECLINÁVEL, LANCHE DE BORDO.
    - ALMOÇO NOS DIAS 2 E 3 DE NOVEMBRO
    - 1 DIARIA - PERNOITE COM CAFÉ DA MANHÃ

    - SAÍDA: DIA 02 NOV 15 - DA CAPITAL-SP EM ALGUNS BAIRROS
    - ÀS 6H00
    - COM 1 DIARIA - PERNOITE
    RETORNO PARA CAPITAL-SP: 03 / 11
    - ÀS 14h00 SAIDA DE REGISTRO

    RESERVE JÁ SUA VAGA!
    TEL 11 3061.2688
    CEL 11 97301.2214
    CEL 11 97278.3489

  8. 1 de outubro de 2015  19:48 por jerson Responder

    estou procurando a lanterna japonesa (toro) feita em pedra, mas em tamanho pequeno 30 cms. mas esta dificil, ja fui em Suzano, Poa, festa da Imigração, festa das flores, ja conversei com japoneses idosos, mas muitos não conhecem e outros não sabem onde eu posso encontrar, o motivo
    é que eu fiz um jardim japones e prometi para a pessoa uma senhora japonesa de 79 anos que não fala bem o portugues e ela ensiste e quer colocar um toro no jardim para cutuar a memória do seu falecido espôso, que puder me ajudar a realizar este desejo desta senhora agradeço, enviar informações pelo meu email muito agradecido Jerson

  9. 24 de Maio de 2016  15:45 por yasmym Responder

    eu sou a yasmym já fui em 1 TOORO NAGASHI emei sempre ajudo a colocar os barquinhos na água e eu moro em registro e amo os tooro nagashi

  10. 3 de novembro de 2016  19:47 por Michele Responder

    Boa noite, acabei de ver a reportagem sobre o Tooro Nagashi, que linda forma de homenagear nossos antepassados, gostaria muito de saber como faço para participar ano que vem e colocar um barquinho com o nome do meu querido falecido pai, é a melhor forma de homenageá-lo. Obrigada.

    • 8 de novembro de 2016  23:24 por Cássia Hanaoka Responder

      Olá, Michele! Tudo bem? Se você for de Registro ou região é só comprar um barquinho na nossa sede ou mesmo no dia do evento também há vendas. É só ficar de olho aqui no site ou na nossa página do Facebook para saber quando iniciaremos os preparativos do próximo. Obrigada pelo contato!

  11. 4 de novembro de 2016  13:39 por Felisberto Responder

    Emocionante! Fui no 62o. Tooro Nagashi de Registro. Muito lindo. Aprendi o porquê devemos homenagear nossos antepassados. A comunidade nipo-brasileira de Registro está de parabéns!

    • 8 de novembro de 2016  23:26 por Cássia Hanaoka Responder

      Olá, Felisberto! Tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que tenha gostado! Ano que vem tem mais!

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.