Há 99 anos, do outro lado do mundo, vieram imigrantes a procura de felicidade e começaram a vida na Colônia de Katsura(Iguape). Graças a boa receptividade dos brasileiros e esforços dos primeiros imigrantes, após um século, os imigrantes japoneses e seus descendentes vivem felizes nessa região do Vale do Ribeira. No ano passado foi formada a Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa de Registro, Iguape e Sete Barras considerando que naquela época as três cidades pertenciam no mesmo município que recebiam a assistência de KKKK-Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha.

Um dos planos de comemoração é construir a sede da Associação Desportiva e Cultural Nipo Brasileira de Sete Barras (Bunkyo). Há alguns anos, a comunidade nikkei de Sete Barras vem angariando fundos para esse objetivo. A obra teve início em setembro de 2011 e tem previsão de inauguração em outubro deste ano. O Bunkyo de Sete Barras que funcionou por muitos anos, teve suas atividades interrompidas em 2007 e agora pretende reativá-lo com o novo prédio. O Sr.Toraju Endo, presidente desta entidade, disse: “Temos agora cerca de 50 associados e nesta oportunidade que comemora o Centenário, gostaria que as pessoas que deixaram de frequentar o Bunkyo voltassem. Além de divulgar a cultura japonesa, estamos planejando criar os departamentos de futebol e capoeira.”.

O Sr. Toshiaki Yamamura, presidente da Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário comenta: “Em 2008, quando comemoramos o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil construímos muitos monumentos comemorativos em Registro. Agora queremos construir algo que nossos filhos e netos possam utilizar, por exemplo, a reforma do ginásio do RBBC, a construção do Anexo II do Bunkyo de Registro e da nova sede do Bunkyo de Sete Barras. Os membros da comissão de arrecadação estão trabalhando para conseguir colaboração. Gostaríamos de contar com a compreensão e o apoio da comunidade em geral.”. O Sr. Kuniei Kaneko, presidente do Bunkyo fala: “Os imigrantes pioneiros que se dedicaram a construção das cidades partiram para outro mundo. Imagino que eles também gostariam de participar desta comemoração, vendo estas cidades desenvolvidas. Somos felizes por poder presenciar esta festa, portanto, em minha opinião, todos os descendentes de japoneses deverão contribuir com a doação, independentemente do valor. Este fato significa que todos estão participando na comemoração tão importante para todos nós.”

(foto: a construção da nova sede do Bunkyo de Sete Barras)

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.