O INÍCIO DA COLÔNIA JAPONESA EM REGISTRO

O KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, empresa administradora e assistencial dos imigrantes japoneses) nos anos 22, dividiu em 5 bairros a área conseguida pelo governo do Estado, por ocasião da colonização, para efeitos administrativos. Cada bairro foi formando o seu nihonjinkai (associação de japoneses) que depois com a união de todos formavam o Bunkakyokai (Associação Cultural Japonesa) de Registro que foi estruturado tendo na sede central o escritório administrativo onde funcionava um telefone com ligações para os bairros, sendo assim denominados:

a)      Centro = Itibu

b)      Bairro Campo de Experiência = Nibu

c)      Bairro Carapiranga = Sambu

d)      Bairro Taquaruçú = Yombu

e)      Bairro Raposa = Gobu

As comunicações facilitavam em muito a administração do Bunkakyokai.

Veio a 2ª. Guerra Mundial onde o Japão, Alemanha e a Itália formavam os países do Eixo.

Por ordem do governo federal, toda esta estrutura administrativa do Bunkakyokai foi desativada e foi proibido o uso do telefone e outras formas de comunicação, extinguindo-se, assim, a Associação Cultural Japonesa de Registro.

Após a guerra em 1947, com a revitalização da Associação de bairros e a revitalização do Bunkakyokai, formou-se uma nova entidade denominada RBBC.

O RBBC

O RBBC – Registro Base Ball Club, a razão desta denominação, foi que dividida, a Associação com o nome de Rengo Seinenkai, ou Bunkakyokai, não era vista com bons olhos pelas autoridades policiais.

Então como havia necessidade desta revitalização da Associação, forma-se a conselho do Prefeito e autoridades Policiais da época, o nome de Registro Base Ball Club. Formou-se uma entidade com sigla RBBC, onde foi elaborado o Estatuto e registrado em cartório, tendo personalidade jurídica.

Dentro dos vários departamentos do RBBC foi criado um departamento cultural, cujo diretor cuidava das funções da Associação Japonesa “Bunkakyokai”.

E com o decorrer dos anos continuou-se com as atividades sociais e culturais junto com o RBBC que fortalecia-se com atividades esportivas e em 1963 conseguiu-se da colônia a sua sede para o seu funcionamento. Dessa data em diante fortaleceu-se com introdução da parte educativa, nihongo gakkou, e todos os demais eventos.

A REVITALIZAÇÃO DO BUNKYO

Com a assinatura do Convênio das Cidades-Irmãs Registro Nakatsugawa, em 1980, fortaleceu-se ainda mais a necessidade de revitalizar o movimento do Bunkakyokai, que com a formação da comissão comemorativa do 80º. Ano da Colonização Japonesa de Registro, como marco dessa passagem foi criado oficialmente o Bunkakyokai com personalidade jurídica, isto nos anos de 1993. A partir dessa data o Bunkyo se organizou até o ano de 2003 onde construiu sua sede própria como marco dos 90 anos da colonização japonesa em Registro.

Fizeram parte do Bunkyo os presidentes Kiyoshi Seimaru (1994), Hideo Nasuno (1995 a 1997), Satoru Sassaki (1998 a 2000), Toshiaki Yamamura (2001 a 2004), Kunihiko Takahashi (2005 a 2006), Rubens Takeshi Shimizu (2007 e 2008), Isao Takiute (2009) e Kuniei Kaneko (2010 até hoje).

A Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo) foi fundada no dia 21 de junho de 1994. Esta Associação promove anualmente vários eventos juntamente com a Prefeitura Municipal de Registro e Registro Base Ball Club. Os principais eventos são: Festa do Sushi, Bon Odori e Tooro Nagashi (58 anos ininterruptos), Shinnenkai, Undokai, Engueikai, Keirokai, Bazar Beneficente, Quermesses, etc.

O Bunkyo de Registro possui vários departamentos que funcionam ativamente. O departamento das senhoras sempre trabalhando nas atividades ajudando a melhorar a situação financeira. O departamento de radio taisso, com 60 participantes, realiza ginástica de alongamento todos os dias entre segundas-feiras aos sábados. O departamento de wadaiko, um grupo de 60 jovens aproximadamente, treina praticamente todos os dias e atendeu quase todos os convites das comemorações e festividades a nível municipal e estadual, representando sempre Registro. O departamento de minyo (música folclórica japonesa) conta com mais de 30 pessoas que tem quase mesma atividade do departamento de wadaiko. A escola japonesa do Bunkyo atende cerca de 75 alunos com três professores. O shunjukai (Associação dos Anciões) tem mais de 150 integrantes que realiza um encontro semanal. O departamento de dança japonesa com seus 20 integrantes treina semanalmente dança japonesa. Além desse departamento funciona ikebana, cerimônia do chá, promove bazar beneficente encaminhando seus resultados a 6 (seis) entidades filantrópicas de Registro; mantém o Memorial da Imigração Japonesa do Vale do Ribeira juntamente com a Prefeitura local no Centro Cultural do prédio do KKKK; mantém um sistema de divulgação no Jornal Regional, Jornal Nikkey e Nippak, e os departamentos cultural e artístico promovem exposição, sessões de cinema e shows relativos à cultura japonesa.

O Bunkyo de Registro colaborou integralmente no projeto “Viva Japão” promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo através de sua Diretoria Regional de Ensino sediada em Registro, dando integral apoio trazendo como resultado mais de 2000 vozes compondo um coral entoando o hino nacional brasileiro e japonês, bem como a música do Centenário apresentado no Ginásio de Esportes do Mário Covas e depois por ocasião da inauguração do Obelisco do Centenário, como projeto da Região Sudoeste e Vale do Ribeira.

O Bunkyo mantém estreito relacionamento com todos os poderes públicos – governo municipal, estadual e entidades privadas para realização dos seus eventos e que está aberto para a comunidade, preocupado na preservação da cultura e tradição japonesa, para o próximo Centenário.

O Presidente se preocupou muito na formação de sucessores para dar continuidade do Bunkyo e para isso está incentivando o departamento de jovens (Seinen-bu) que foi formado em 2005.

O Bunkyo atualmente conta com 320 associados entre eles 20 famílias que não tem relação de parentesco com japoneses ou descendentes de japoneses.

No desenvolvimento das atividades, no ano de 2008 o Bunkyo participou ativamente na realização de todos os eventos programados para a Comemoração da passagem do 1º Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e que para isso contou com a colaboração do comércio local, de pessoas físicas, das entidades, instituições, principalmente o Banco Real na pessoa do Sr. Oridio Kiyoshi  Shimizu, Superintendente Executivo, do SEBRAE na pessoa do Dr. Daniel Almeida, Gerente Regional de Registro, SABESP na pessoa do Dr. Irineu Shiguekazu Yamashiro, Superintendente da Regional Registro, Banco Nossa Caixa na pessoa da Sra. Marcia Sachetti Ferrari, Banco Itaú na pessoa da Sra. Sandra Maria Thomazeti Silva, e Prefeitura Municipal de Registro através de seus departamentos.

A participação das escolas municipais, estaduais e particulares, bem como as faculdades foi determinante na divulgação da cultura e costumes japoneses através de seus alunos. Recebemos de todos os segmentos da comunidade como a ACIAR – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro, dos clubes de serviços como Rotary Registro, Rotary Ouro, Lions Clube e outras entidades, apoio na realização dos vários eventos comemorativos do Centenário. E assim, a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro-Bunkyo, Registro Base Ball Club e a Comissão Municipal para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil agradecem a todos pela participação e pela colaboração.

Unknown source