Cerca de 15 mil pessoas compareceram às margens do Rio Ribeira em Registro para prestar homenagens às almas dos seus entes queridos no último feriado de finados. Além de observar os tooros (barquinhos) descerem colorindo e iluminando o rio, o público pode assistir a diversas apresentações folclóricas japonesas e saborear os diversos pratos oferecidos nas barracas ali montadas.

Estiveram presentes o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Takamae, e o Cônsul Kenji Iwashima; o Prefeito de Registro, Sr. Gilson Fantin; Presidente do Bunkyo de Registro, Sr. Kazuoki Fukuzawa, Presidente da União Cultural e Esportiva do Sudoeste – UCES, Sr. Toshiaki Yamamura, os Superintendentes do SESC-SP, Sr. Sérgio Batisteli e Sr. Joel Padula; além de representantes do Bunkyo de São Paulo; Enkyo, Bunkyo de Sorocaba – UCENS; Bunkyo de Capão Bonito; Bunkyo de Ibiúna e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro – ACIAR.

Os pesquisadores de Universidades do Japão, Sr. Shoichiro Tsunami, Antropólogo do Gango-Ji (província de Nara) e Sr. Takemaro Mori, Professor da Universidade de Kanagawa; vieram à cidade para pesquisar sobre a colonização japonesa em Registro especialmente nesta época para assistir o nosso Tooro Nagashi.

Além do Vale do Ribeira, caravanas de várias cidades do Estado de São Paulo vieram especialmente para esse evento.

Na hora da Cerimônia de purificação das águas choveu forte, mas foi só para refrescar. Após, houve uma cerimônia inter-religiosa e finalmente os tão aguardados “barquinhos” luminosos começaram a ser soltos na correnteza do Rio.

Às margens, durante toda a noite houve diversas atrações.  Apresentaram-se o Grupo Minyo Yamatokai (dança folclórica japonesa), Taikô (tambores japoneses) e o público pode participar do Bon Odori e Matsuri Dance.

Nas barracas, foram comercializados os mais diversos produtos, como eletrônicos variados, produtos orientais, doces, bijuterias, roupas, panelas e aparelhos de massagem.

Preservar a cultura japonesa e lembrar dos nossos entes queridos é o objetivo deste evento, que chegou à sua 62º edição e pretendemos que seja reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Agradecemos o apoio da Associação Cultural e Esportiva de Registro – ACER, Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista, Autopista Régis Bittencourt, SESC, Prefeitura Municipal de Registro e a todos que prestigiaram o evento ou ajudaram de alguma forma para que ele acontecesse. Até ano que vem!

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.