União Cultural Esportiva Sudoeste (UCES)

Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo de Registro)

**********************************************************************************

O presidente da UCES, sr. Toshiaki Yamamura, recebeu a voluntária da JICA, sra. Kumiko Tanaka, em julho/2018 e conta como foi o encontro e como o Bunkyo aproveita hoje as receitas que ela deixou para impulsionar as atividades econômicas durante esta fase crítica da covid-19 no Estado, visando eventos presenciais futuros.

A voluntária envia mensagens de agradecimento e descreve como foi o seu trabalho, o seu contato com jovens interessados na culinária oriental (和食) a procura do verdadeiro sabor japonês.

***********************************************************************************

“A Sra. Tanaka Kumiko veio do Japão através da JICA para atuar na área de culinária japonesa nas associações pertencentes à UCES – União Cultural Esportiva Sudoeste. A cidade que a recebeu foi Registro e sua acomodação ficou a mais ou menos 500 metros do Bunkyo. A proximidade nos permitiu uma convivência mais frequente, pois a Sra. Tanaka estava diariamente no kaikan. No nosso primeiro contato, uma descoberta surpreendente: o seu sotaque denunciava se tratar de uma pessoa de Kagoshima, região onde morávamos, minha família e eu, antes da imigração para o Brasil. Então, sem mais cerimônias, nossa comunicação fluiu de forma muito descontraída e agradável.

Tanaka san, com o auxílio da equipe do Bunkyo, elaborou um cronograma de manutenção de cursos de culinária. O objetivo era atender ao kaikan que a solicitasse. Além do Fujinkai do Bunkyo de Registro, que recebeu uma aula por mês, várias pessoas da comunidade, nikkeis e não nikkeis, também tiveram a oportunidade de aprender uma variedade de pratos. Seu desempenho atraiu muitas pessoas que, devido à frequência aos cursos, passaram a interagir mais com a associação, ingressando, inclusive, nas aulas de Nihongo do Bunkyo de Registro. Com uma agenda muito disputada, ela percorria as associações das cidades vizinhas e da região sudoeste, transmitindo a culinária japonesa para toda comunidade. Bastante exigente no trato com os alimentos, mantinha a cozinha e os utensílios sempre impecáveis.

A circunstância fez com que Tanaka san retornasse ao Japão antes da hora, mas o seu trabalho foi tão especial que, hoje, diante de toda restrição imposta pela pandemia, da impossibilidade de realização de eventos em prol da associação, o fujinkai criou uma rotina de preparo dos pratos que ela ensinou. Uma vez por mês, no domingo, as senhoras se revezam na confecção de um cardápio, que é vendido para auxiliar na manutenção financeira do Bunkyo. A inspiração surgiu pelo fato de Tanaka san ter deixado registradas todas as receitas que ensinou. O Caderno de Receitas de Kumiko Tanaka, com aproximadamente 113 receitas, escrito em português e japonês, foi entregue a todas as associações por onde ela passou.”

 

Em eventos da região os pratos mais confeccionados são os da Festa do Sushi, Bon Odori, Tooro Nagashi, bazares, entre outros, eram Yakisoba, Sushi e Tempurá.

Até então não se fazia arrecadação através do sistema Drive-Thru, mas na pandemia foi necessário adaptar para ajudar na obtenção de renda para a Associação. Então, o Fujin-kai passou a fazer Tsukemono, Yakisoba, Hiyashi-Chuka, Hijiki-gohan, Toufu-no-ankake.

Experimentalmente as receitas estão sendo testada e verificadas a aceitação para que possam ser incluídas nos cardápios dos eventos presenciais. Entre elas a de melhor aceitação está sendo o Hiyashi Chuka.

Agradecemos a JICA pela oportunidade de convivência com a Tanaka-san!

Ela foi muito importante para nós!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Livro de receita; Pres.Rengo Fujinkai: Mirna Takiute (ao fundo) e Voluntária JICA: Kumiko Tanaka (em frente)

Caso tenham interesse pelas receitas entrar em contato com a Joice Takahashi do Bunkyo de Registro pelo telefone: 13-3822-4144

 ********************************************************************************************************

Leia aqui a mensagem da voluntária sra. Kumiko Tanaka

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.