A professora Chizu Fukui do Departamento de Relações Internacionais do Nihon Daigaku (Universidade Nihon) e Sr. Masamichi Maekawa, vice presidente da NPO Intacross Kenkyukai, visitaram Registro e Iguape nos dias 18 e 19 de fevereiro.

A professora Fukui, professora de língua espanhola da Faculdade Nihon, já percorreu todos os países da América do Sul que usam a língua espanhola, pesquisando a história e a vida atual dos imigrantes japoneses e seus descendentes nesses países.  Publicou um livro “Nikkei da América do Sul e integração com as múltiplas culturas.” Após escrever este livro, sentiu a necessidade de pesquisar sobre os nikkeis do Brasil, pela sua grande importância, embora sua língua seja o português. Queria saber como será o futuro dos descendentes nikkeis do Brasil que já tem história de 104 anos.

A Professora Fukui veio ao Brasil pela primeira vez em 2010. Na segunda vez veio com sete estudantes que a acompanharam. Agora, na terceira vez, visitou Belém, Tomeaçú, e depois de Registro, visitará Curitiba, Ramos, Colônia de Iguaçu (Paraguai) e Assuncion. Retornará ao Japão no dia 3 de março. Ela queria conhecer as colônias mais antigas do Brasil, Registro, que detém o título de “Marco da Colonização Japonesa” e Iguape com o título de “Berço da Colonização Japonesa”

Em Registro, os Srs. Toshiaki Yamamura e Kuniei Kaneko mostraram a cidade e explicaram sobre a história de imigração desta região e atual situação. Em Iguape o Sr. Joaquim Yanaguizawa,88 anos, falou sobre Iguape. Antes de tomar o ônibus para retornar a São Paulo, passaram pela Ilha Comprida. A professora Fukui molhou os pés no mar dizendo: “A água do Oceano Atlântico é quente!”, sorrindo, não escondeu a sua satisfação, pois conhecia somente o Oceano Pacífico.

(Foto: Após visita ao KKKK, da esquerda para a direita, Toshiaki Yamamura, Professora Fukui e Masamichi Maekawa.)

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.