No dia 15 de abril foi realizado o 9° Campeonato e Festival de Wadaiko da UCES-União Cultural e Esportiva Sudoeste, no Ginásio de Esportes da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista. Participaram cerca de 200 tocadores de 11 cidades (Itapetininga, Osasco, Colônia Pinhal. Capão Bonito, Piedade, Vargem Grande Paulista, Sorocaba, Registro, São Miguel Arcanjo, Ibiúna e Pilar do Sul).

Na abertura estiveram presentes, o Sr. Roberto Rocha, Prefeito Municipal de Vargem Grande Paulista, Silvio Furukawa, presidente da comissão organizadora deste evento, Toshiaki Yamamura, presidente da UCES, Tsutomu Taniguchi, presidente do Bunkyo anfitrião, Orlando Shimada, presidente da ABT-Associação Brasileira de Taiko, Takashi Oishi, diretor do Departamento de Wadaiko da UCES e mais um público de aproximadamente 500 pessoas,

O professor Toshiyasu Minowa, orientador de wadaiko, enviado da JICA-Agência Internacional de Cooperação do Japão, e sua esposa, Sra. Sumie Minowa e Orlando Shimada atuaram como jurados.

Todos os tocadores que participaram, atuaram ao máximo e o ginásio se encheu de energia o dia todo. Na categoria livre, Osasco foi o grande campeão, 2° lugar, Capão Bonito-A, 3° lugar, Ibiúna, 4° lugar, Colônia Pinhal-A, 5° lugar, Sorocaba.  Quanto a Categoria Tibikko (até12 anos), o campeão foi Capão Bonito, 2° lugar, São Miguel Arcanjo, 3° lugar, Osasco, 4° lugar, Colônia Pinhal e 5° lugar, Pilar do Sul.

A equipe Ribeira Ryofu Daiko de Registro participou apenas no Festival onde não tem classificação. Pelo regulamento do evento, só poderá participar do concurso a equipe que tocar a música de sua autoria. Os tocadores de Registro são: Andrey Vinícius Lourenço de Borba, Camila Tiemi Chiba de Souza, Clarisse Ribeiro Gomes, Claudio Fernando Neves Alves, Danillo Yuzo Fujii Sakuma, Jean Takeshi Takii Hanaoka, Jéssica Miho Shimodaira, Luciana Maíra Tibães e Natasha Muniz Mattos. A equipe de Registro foi acompanhada por Kuniei Kaneko, Presidente e diretor do departamento de Wadaiko do Bunkyo e Joice Takahashi, coordenadora de instrutores do Projeto Taiko – Ponto de Cultura.

No próximo ano, quando Registro comemorará seu centenário da colonização japonesa, será realizador do 10° Campeonato e Festival de Wadaiko da UCES.

A equipe de Registro contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Registro.

(Foto: Ribeira Ryofu Daiko apresentando sua arte)

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.