Foi realizado o 4° Tooro Nagashi da Paz no dia 18 de agosto na Praça Beira Rio de Registro com o objetivo de divulgar o perigo das armas nucleares e sua total eliminação. Às 14:00 horas foi exibido o filme “Filho de Hiroshima” do cineasta japonês, Kaneto Shindo. Cerca de 300 alunos das escolas da rede pública assistiram a tragédia de Hiroshima, que foi vítima de bomba atômica que causou a morte de mais de 200.000 pessoas num instante.

Às 16:00 horas teve inicio a cerimônia com a presença de Sr. Toshiaki Yamamura, presidente da comissão Organizadora do 4° Tooro Nagashi da Paz, Sra. Sandra Kennedy Viana, prefeita municipal de Registro, Sr. Thiago Cloco, Assistente Internacional da Secretaria de Educação, Sr.Takashi Morita, presidente da Associação das Vítimas da Bomba Atômica do Brasil, Sr. Hiromu Onishi, presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Sr. Hiroshi Kawazoe, presidente da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Sr. Jorge Yamashita, vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social,Sr. Hirofumi Ikezaki, presidente da ACAL- Associação Cultural e Assistencial de Liberdade, Sr. Kuniei Kaneko, Presidente do Bunkyo de Registro, Sr. Akio Ogawa, presidente do Instituto Ícaro, e outros.

Após as palavras de abertura conduzidas pelo Sr. Yamamura, o Sr. Kawazoe leu a mensagem do Sr. Hodo Nakamura, governador da província de Nagasaki. A Prefeita de Registro, após proferir suas palavras fez a “Declaração da Paz Mundial”. Os representantes das Associações de Hiroshima e Nagasaki depositaram coroas e o Sr. Morita ofereceu a água do Rio Ohtagawa de Hiroshima no altar. Este ato é devido às vítimas da bomba atômica que pediam água no momento do fim de suas vidas.

O padre Agostinho Nagayama celebrou o culto em homenagem as vítimas de Nagasaki e Hiroshima e também para vítimas de terremoto e tsunami ocorridos em março de 2011. Ele falou sobre o Discurso Fúnebre que o Dr. Takashi Nagai fez alguns dias depois da tragédia. O próprio Dr. Nagai, vítima de bomba atômica acabou falecendo mais tarde. Segundo sua interpretação pela bomba ter caído justamente sobre a Igreja de Urakami, matando 8.000 católicos na única terra santa no oriente, era um sacrifício em troca do término da 2ª Guerra Mundial, o maior pecado da humanidade.

A banda municipal de Registro formada por 8 jovens,  tocou muito bem sob a regência do professor Adriano , o Kimigayo  ( Hino Nacional do Japão) e Dois Corações,      recebendo grandes aplausos.  Os 300 alunos cantaram sob a regência da professora Silvia Navarro as músicas: “Guembaku o Yurusumaji”(Nunca mais bomba atômica), ”Sembazuru ( mil dobras duras de grou), “Umi o Watatte Hyakushuunen” (Hino  da Imigração Japonesa), “Rosa de Hiroshima” e “ Hino de Registro”

Às 19:00 horas,  6 alunos do Colégio Shogaku de Okinawa do Japão que estavam visitando Registro, acabaram participando deste evento, apresentando a dança típica de Okinawa e receberam muitas palmas. Nesse mesmo horário foram lançados no Rio Ribeira, 300 tooros (barquinhos com velas acesas) que os alunos confeccionaram, levando a mensagem da paz.

(Foto: Os alunos cantando “Guembaku o Yurusumaji” – foto de Wagner Assanuma)

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.