Sr. Suejiro Yasunaka montado a cavalo em 1931.

Na Associação Japonesa de Santos tem duas pessoas bem ligadas com Registro. São os senhores Sérgio Doi e Tsutomu Yasunaka. O Sr. Sérgio, 60 anos é presidente desta Associação desde 2009. O Sr. Tsutomu, 73 anos é um dos 300 associados.

O Sr.Sérgio Doi é o neto do professor Yokitiro Nieda, nascido em 1880 que lecionou língua japonesa no Bairro da Raposa de Registro, mais de 10 anos nas décadas de1920 a1930. O professor Nieda é natural da província de Saga, imigrou-se com sua esposa em 1919 quando ele tinha 39 anos. Seus antepassados eram samurais e ele era militar. Portanto, era muito rígido na sua educação, influenciando seus alunos. Foi ele quem escreveu as “Condutas dos alunos da Escola do Bairro da Raposa” e o “ Hino da Escola do Bairro da Raposa”. Atualmente poucos ex-alunos (acima de 90 anos) vivemem Registro. OProfessorNieda foi muito respeitado no Bairro, por isso a cada dois anos era realizado “dossokai”, (Encontro dos ex-alunos da mesma escola) que se tornou o encontro  “Dokyokai”(ex-moradores do Bairro). Partindo deste evento, agora realizam anualmente dia das mães, dia dos pais e dia das crianças. Viveram mais de 70 famílias japonesas neste bairro, agora moram apenas 6 famílias, mas nos dias desses eventos  reúnem mais de 100 pessoas,além de Registro participam pessoas de São Paulo, Santos, Curitiba e outras.

Sr. Tsutomu  Yasunaka é o filho do Sr. Suejiro Yasunaka que fotografou as fotos do álbum “Colônia Iguape 1913-1933”. O Sr. Suejiro nasceu em Hokkaido em 1900. Veio ao Brasil aos 27 anos com a esposa e um filho. Era fotógrafo desde quando morava no Japão. Era aventureiro, mudava sempre de residência e teve um filho em Bastos e três em Registro. O Sr. Tsutomu nasceu no Japão, quando regressou naquele país pouco antes de iniciar a 2ª. Guerra Mundial.  O Sr. Suejiro era excelente fotografo, pois suas fotos no álbum são nítidas e nem parece que foram tiradas há mais de 80 anos. O Sr. Suejiro andava a cavalo dentro da colônia japonesa e fotografou cerca de 800 famílias em 1 ano. Ele pediu ao Consulado Geral do Japão; passagem ao Japão para confeccionar o álbum. Naquela época não tinha  filme e ele levou as volumosas chapas de negativo, encontrou com o ministro da Imigração Sr. Ryutaro Nagai e pediu o apoio. Concluiu a obra em 3 meses. Sr.Suejjiro tirou fotos para o álbum da Comemoração da colônia japonesa de 10 anos de Bastos. Há uma foto da enchente de Registro ocorrida em 1935 que no verso está escrito “ Ganhei 400 mil reis vendendo esta foto”. Naquela época a foto era novidade. O Sr. André Yasunaka, neto do Sr. Suejiro seguiu a profissão do pai e do avô. Hoje ele é proprietário do estúdio Foto Estrela em São Vicente que está fazendo sucesso. O Sr. Suejiro tirou muitas fotos, porém há poucos autorretratos. A foto desta matéria é uma das raras fotografias do Sr. Suejiro Yasunaka.

Da esquerda para direita, Sr. Tsutomu Yasunaka e Sr. Sergio Doi em frente a Associação Japonesa de Santos.

 

 

1 Comment

 

  1. 2 de junho de 2014  21:39 por OLGA BAGATIN Responder

    Nós somos descendentes do Toshio Asanuma, ele tinha 6 filhas, minha mãe a mais velha Emiko, com certeza ela vai gostar dessa história. Em janeiro de 2015 completará 90 anos . A irmã caçula a Norie (Marina) e Toshiko moram na cidade de Registro. 2 já faleceram (Setsue e Isabel), Masako (mora em Atibaia) .

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.